A Comissão de negociação da Feteerj que discute a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022 (CCT) dos professores e professoras que trabalham na educação básica em todo o estado realizou, no dia 2 de maio, na sede da Feteerj, a 2ª rodada de negociação com os dirigentes do Sinepe-RJ, instituição que representa os donos de estabelecimentos de ensino.
O Sindicato dos Professores da Região dos Lagos (Sinpro Lagos) é filiado à Feteerj.
Na reunião deste dia 2, a comissão enfatizou a questão financeira do acordo, com a importância de o índice de reajuste cobrir a enorme perda salarial no período negociado (iniciado em abril/maio de 2021).
Após ampla discussão, tendo sido considerada insatisfatória a proposta patronal, a Feteerj ofereceu uma contraproposta a ser levada para uma assembleia do Sinepe-RJ, cujos representantes se comprometeram a responder sobre a questão no início da próxima semana.
Portanto, a base da renovação da CCT está sendo proposta pela Feteerj nos seguintes termos mais importantes:
1 – CCT unificada para todos os Sindicatos dos Professores;
2 – Recomposição salarial das perdas inflacionárias;
3 – Manutenção das cláusulas sociais;
4 – Homologação nos sindicatos;
5 – Pagamento da “Hora Tecnológica”;
6 – Respeito à Saúde da professora e professor.
A primeira rodada de negociação ocorreu dia 18 de maio, na sede do Sinepe, em Niterói.
A CCT atingirá os professores(as) que trabalham nos municípios localizados na área de jurisdição da própria Feteerj e também nas áreas de atuação dos seguintes Sindicatos dos Professores filiados à federação: Sinpro Petrópolis e Região; Sinpro Niterói e Região; Sinpro-Rio (representando os municípios de Itaguaí, Paracambi e Seropédica); Sinpro Lagos; Sinpro Teresópolis; Sinpro Macaé e Região; Sinpro Baixada e Região e SInpro Nova Friburgo.
Participaram pela Feteerj os diretores Luiz Alberto Wiechers Grossi, Agnaldo Cruz Santos, Maria Ortelia, Antonio Rodrigues e Marivaldo Marques Soares; pelo Sinepe-RJ participaram a presidente Marcela Bitencourt, Luiz Henrique Mansur (2° vice Presidente) e a dra. Mariana (advogada daquela entidade).
Comentários